A carioca Aline Barros construiu um ministério respeitado, sólido e reconhecido no cenário nacional e internacional. O carisma, o compromisso com Deus e a unção revelada na vida da jovem ministra de louvor projetam seu ministério para além da igreja e ganham destaque na mídia secular. Aline é uma das cantoras mais conhecidas no Brasil e exterior como uma das vozes mais belas do segmento cristão. Ela é casada com Gilmar Santos, ex-jogador futebol que abriu mão da carreira para abraçar o ministério da palavra, mãe de Nicolas, de 4 anos, e formada em Biologia Marinha, pela UFRJ. Aline já participou de programas da Xuxa, Hebe Camargo, Luciana Gimenez, Gilberto Barros, Raul Gil, Eliana, entre outros.
Sempre cercada pelo apoio da família, ela começou a cantar com 2 anos de idade, chamando a atenção de sua mãe, a pastora Sandra, e seu pai, o pastor Ronaldo Barros. Não demorou muito para os pais perceberem o talento musical da menina, que aos 9 anos, já acompanhava o pai e o Ministério de Louvor da Comunidade da Vila da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. Logo depois, Aline começou a fazer parte da equipe de louvor, participando de algumas gravações. E com 14 anos, Aline gravou a primeira canção solo ‘Tua Palavra’, no CD da Comunidade (na época, do cast da MK Music). E o resultado foi surpreendente: 45 dias na parada de sucessos das rádios evangélicas do Rio de Janeiro. Dois anos depois, a canção ‘Consagração’ selou de vez o nome de Aline na música gospel. Sucesso em todo Brasil, ficou nove meses em primeiro lugar em execução nas rádios, além de ser cantada pelas igrejas de todo país.
Depois de ter gravado 12 álbuns, em março de 2004, Aline assinou contrato com a gravadora MK Music que, segundo a cantora, representou uma nova fase para seu ministério. Sete meses depois, ela se tornaria a primeira cantora evangélica brasileira a receber o Grammy Latino, na categoria Melhor Álbum de Música Cristã. Em seguida, ela lançou seu primeiro CD pela MK, Som de Adoradores – que já é Disco de Diamante, segundo para Diamante Duplo, pela venda de 1 milhão de cópias. O álbum, que tem produção de Rogério Vieira e Kleber Lucas, é o primeiro da cantora com músicas inéditas ao vivo e foi gravado na Comunidade Internacional da Zona Sul, onde Aline e o marido são membros e pastores. ‘Neste CD está uma nova Aline. Uma Aline adoradora, que ministra com autoridade no palco. Uma Aline ousada, que profetiza, que realmente entende a seriedade e o valor de uma vida pra Jesus’, compartilha a cantora. O CD foi indicado para o Grammy Latino 2005, na mesma categoria em que Aline venceu no ano anterior.
Em 2005, ela lançou o DVD Som de Adoradores, com todas as músicas do CD e um medley com as canções ‘Derrama’ (Fernandinho), ‘Faz Chover’ (Michael Farron)/ ‘Consagração’ (Anderson Matos e Marcelo de Matos) e ‘Aclame ao Senhor’ (Hillsong). O trabalho é DVD de Platina e veio comprovar o impacto desta nova fase da cantora. No início de 2006, foi lançado o CD Aline Barros & Cia (Disco de Ouro), um álbum que compõem um projeto especial voltado para o público infantil e foi pensado por Aline e pela direção da gravadora. As músicas, com conteúdo didático e evangelístico, têm o objetivo de levar aos pequeninos a mensagem do Evangelho de uma maneira contextualizada e divertida. A produção também é de Rogério Vieira, e tem composições de nomes com Solange e Beno Cesar e de Gilmar Santos.
No final de 2006, Aline Barros & Cia ganhou versão em DVD. Uma megaprodução dirigida por Marina de Oliveira. As canções – na ordem exata que aparecem no CD – são pontuadas por um bate-papo muito didático e instrutivo entre Aline e o pequeno Samuel. Além dos lindos clipes das canções, as crianças ainda se divertem com os personagens muito especiais. O DVD é rico em figurino e também em computação gráfica e recebeu DVD de Platina por mais de 50 mil cópias vendidas.
CAMINHO DE MILAGRES é o terceiro álbum da cantora pela MK Music. E Aline não cansa de inovar. Novamente em parceria com Rogério Vieira preparou um CD bem contemporâneo sonoramente, que foi gravado ao vivo na CEIZS de forma diferente – um palco redondo foi montado no meio da igreja para a cantora ficar bem próxima da congregação. As 16 faixas gravadas foram acompanhadas também por um grande coral de três igrejas diferentes que tomaram conta do grande púlpito da Comunidade. O resultado? Indescritível. O álbum ganhou o Grammy Latino 2007 como Melhor álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa.
No início de 2008, Aline Barros lançou seu segundo projeto infantil: Aline Barros & Cia 2. O álbum traz 15 faixas, produzidas por Rogério Vieira. O produtor revela que acredita ter conseguido acabar com o estigma de que CD infantil tem que ser feito com muita simplicidade. “Hoje o CD infantil consome muito mais tempo de pesquisa, arranjos e sonoridade, algo muito mais apurado do que o próprio CD de carreira porque podemos fazer coisas que não faríamos normalmente em um CD voltado pra área de louvor e adoração. Estamos muito felizes com o resultado e por saber que muita gente vai ser abençoada.” O CD ganhou Disco de Ouro, foi indicado ao Grammy Latino e será lançado em DVD em 2009.
Em novembro de 2008 chegou às lojas o DVD Caminho de Milagres – Ao Vivo. A MK Music, pioneira no mercado fonográfico gospel, transformou o ginásio no Maracanãzinho em uma grande festa de louvor e adoração a Deus, para a gravação do DVD Caminho de Milagres. A gravação contou com a presença de mais de 10 mil pessoas, que lotaram o ginásio. A direção artística de todo o projeto é de Marina de Oliveira, que coordenou uma equipe de mais de 300 pessoas, desde a produção até a pós-produção. Além do lindo show em si, os espectadores vão poder conferir um DVD trabalhado, com tratamento de cor, efeitos especiais e computação gráfica.
A MK Music lançou o álbum inédito de Aline Barros: Extraordinário Amor de Deus – que recebeu Disco de Diamante em outubro por mais de 360 mil cópias vendidas e ganhou o Grammy Latino 2011. O disco já estreou em rádios de todo Brasil com ‘Ressuscita-me’, de Anderson Freire, canção que já está entre as mais pedidas. Que diz: ‘Remove a minha pedra / faz uma milagre / muda minha história / ressuscita meus sonhos / renova minha vida / me faz um milagre / me toca nessa hora / me chama para fora / ressuscita-me’. São 14 faixas gravadas em estúdio e ao vivo (ministrações e congregação), na Comunidade Evangélica Internacional da Zona Sul (RJ), onde a cantora e seu marido, Gilmar Santos, são pastores. Canções de adoração tocantes e comoventes, e músicas de celebração que não vão deixar ninguém ficar parado.
A produção musical, assinada pelos integrantes do grupo Roupa Nova, Ricardo Feghali e Cleberson Horsth, que já trabalharam com a cantora outras vezes, traz uma sonoridade que lembra os grandes momentos de Aline Barros, mas com uma nova inspiração… Que só ouvindo para conferir, e se surpreender! “Eu fiquei emocionado várias vezes no estúdio durante a gravação. Com a Aline cantado é muito fácil, a gente só dá uma ajuda”, atesta Ricardo. “Pela MK é o primeiro CD da Aline que produzimos e está sendo um prazer trabalhar, primeiro pra Deus, depois pra Aline”, reitera Cleberson.
Os produtores derramaram seu talento nas 14 músicas. Letras compostas por nomes como Aretusa, Luciano Lima, Davi Fernandes, Jamba, Clovis Lardo, Gilmar Santos, marido de Aline, Anderson Freire (que assina oito delas, algumas em parceria) além da própria Aline, que também tem parceria em cinco faixas. Há ainda três versões no repertório: duas do ministério australiano Hillsong (‘Teus Para Sempre’ e ‘Rendido Estou’) e outra da banda americana Third Day (‘Rei da Glória’).
Para a MK Music, esse é um lançamento muito importante da gravadora. E, mais uma vez, Aline não decepcionou. Pelo contrário. “A Aline é muito caprichosa, tem muito cuidado com o repertório, com a Palavra, com tudo aquilo que ela tem que passar como um conteúdo geral. Aline fez a seleção do repertório, sujeitou as músicas à MK, a mim, me levou no estúdio pra que eu pudesse ouvir as canções. Ela teve muito cuidado, desde o início com a escolha dos produtores, pra fazer uma sonoridade diferenciada. A Aline também tem uma expectativa no coração dela de se superar cada vez que ela lança um CD, de ser mais impactante, melhor, extraordinário. Eu posso garantir a você que o CD ficou extraordinário, como tudo que ela faz, com toda excelência pra Deus”, afirma Marina de Oliveira, diretora artística da MK Music.
Apostando em mais um trabalho voltado para o público infantil, a MK acaba de lançar o DVD Aline Barros & Cia 3. “Tenho certeza que assim como nós colhemos frutos e testemunhos do Aline Barros & Cia 1 e 2, vamos colher frutos e testemunhos desse novo trabalho. Que tem um diferencial emocional: gravei esperando a chegada de Maria Catherine”, compartilhou Aline, que já é mãe de Nicolas, de 8 anos. Inegável que o projeto teve uma motivação a mais… E que motivação! Tanto que a diretora artística da MK Music, Marina de Oliveira, acompanhou a cantora em estúdio desde a gravação do CD!
Roteiro, direção artística, direção geral e cenografia são assinados por Marina de Oliveira, que pensou e cuidou de cada detalhe do projeto, além de ter criado todo o figurino do elenco (quase 100 crianças entre bailarinos e convidados). O figurino de Aline foi cuidado especialmente pela presidente da gravadora, Yvelise de Oliveira. Os cenários são dinâmicos, coloridos, criativos… Saltam aos olhos e comportam os grupos coreográficos harmoniosamente. A computação gráfica dá um sabor especial…
E para ajudar a conduzir o DVD Aline Barros & Cia 3, um reforço, não, três reforços de peso: Tata, Titi e Lelé – dois lêmures e um macaco que rendem momentos divertidos. O resultado final é surpreendente! “Amei fazer este DVD. Valeu tudo muito a pena… Fiquei mais cansada por causa da gravidez, mas foi um toque diferente, uma emoção diferente. Parabéns a toda equipe MK. Ficou lindo, Marina de Oliveira e Yvelise de Oliveira”, comemora Aline Barros. E tem motivos de sobra para isso.
GRAÇA é o novo álbum de Aline Barros pela MK Music (o quarto da cantora para o segmento adulto pela gravadora). E, claro, chega debaixo de muita expectativa. Desde a produção, escolha de repertório, a definição do produtor musical… Afinal, Aline é o principal nome da música gospel nacional. E esta é a primeira vez que Aline Barros desenvolve projeto com o maestro Ruben di Souza. Com isso, traz uma nova concepção sonora ao seu trabalho. O talento de Aline e a competência de Ruben associados renderam 14 faixas totalmente diferentes de tudo que a artista já produziu em 20 anos de carreira.
No repertório composto por 14 faixas, 10 são inéditas e quatro versões de composições internacionais consagradas. Anderson Freire, Pastor Lucas & Josué Godoi, Gislaine & Mylena, Aline Barros, em parceria com Fernandinho (que também compôs outra faixa), assinam as canções inéditas. Graça foi totalmente produzido em estúdio, mas, como é característica de Aline Barros, não poderia deixar de ter as ministrações ao vivo, que dão toque diferenciado… Pra isso, um estúdio em São Paulo serviu de “base” para um grande coral formado por centenas de vozes e, dirigido pela cantora, deixarem toda sua emoção impressa no novo CD.
Sãos várias as faixas que poderiam ter sido escolhidas como primeira música de trabalho. Mas, a cantora optou por “Casa do Pai”. A canção, de autoria de Pastor Lucas, sintetiza de fato sua própria vida, que foi separada para servir a Deus desde bem pequena e levar a Sua palavra. “Revolução” abre o álbum dando a temática do projeto… Destaques também para “Lugar Seguro”, “Profetas dessa Geração” e “Entrega” com “A Deus Toda Glória”. “É muito moderno. Uma proposta muito nova. Mas, definitivamente, uma proposta que só poderia cantar do jeito que esta cantando é Aline Barros”, compartilha Yvelise de Oliveira, presidente da MK Music.
Rubem di Souza não economizou nos detalhes na produção musical desse seu primeiro trabalho com Aline Barros e a MK Music. Reuniu um time de músicos de primeira, que inclui o baterista do Oficina G3, Alexandre Aposan, além de uma orquestra de cordas para várias faixas. Como resultado, um trabalho rico musicalmente também – não apenas no conteúdo, diversificado e com arranjos dinâmicos. Cada faixa traz uma identidade musical única, com espaço para algumas sutis experimentações, como em “O Fogo Não Descansa”. Que, certamente, vai dar o que falar… “Tudo que nasce no coração de Deus tem que dá certo. São músicas muito abençoadas, com letras muito profundas”, adianta a cantora.
Portanto, toda e qualquer expectativa pelo seu novo álbum, não é exagero… É GRAÇA, muita GRAÇA!
É sempre assim… Aline Barros ‘nem bem’ lança um trabalho infantil e os papais já perguntam: quando chega o próximo? Por isso, como não poderia deixar de ser, ALINE BARROS & CIA – TIM-TIM POR TIM-TIM chega debaixo de muita expectativa. Não só pelos responsáveis, que têm no projeto um aliado na construção de bons valores em seus pequeninos, mas da garotada também. Afinal, é diversão garantida. Este quarto álbum infantil da cantora pela MK Music tem produção musical de Rubens di Souza.
“Hum… TIM-TIM POR TIM-TIM está cheio de novidades e surpresas. Músicas lindas… Muito fofo. Meu coração está com expectativas maravilhosas sobre o que Deus vai fazer na vida das crianças, nessa nova geração através desse trabalho. Ministrar aos pequeninos é uma grande responsabilidade. O Senhor sabe como este projeto é importante para mim, importante em meu ministério. Me dedico integralmente… E agradeço a Jesus a oportunidade de poder compartilhar Seu amor a esse ‘público’ tão especial…”, conta Aline Barros.
Doze músicas compõem o repertório. Os temas? Inesgotáveis… Amor ao próximo e a Deus, a alegria de louvar e celebrar, confiança, fé e também superação. Todos cantados e interpretados com muita leveza e dinâmica. E com apoio de um coral infantil, que teve participação da caçulinha da cantora, Maria Catherine. Que, aliás, ganhou uma música só pra ela: “Maria Dança”. E não é que a própria Maria abre a faixa… É muita fofura num mesmo CD. “São canções lindas, maravilhosas. Nos emocionamos muito na audição, fizemos festa e choramos também”, compartilha Rubinho, como é carinhosamente chamado o produtor musical.

# PING-PONG #

Nome completo: Aline Kistenmacker Barros dos Santos
Aniversário: 07/10
Cidade onde nasceu: Rio de Janeiro – Brasil
Família: Gilmar Santos (esposo), Nicolas Barros (filho) e Maria Catherine (filha)
Igreja: Comunidade Internacional da Zona Sul (RJ)
Pastor: Marco Antonio Peixoto
Livro da Bíblia: Samuel
Livros: Adoração extravagante, Caçadores de Deus, Mestre do Amor
Cantor (a): Darlene Zschech
Filme: A Paixão de Cristo
Perfume: Flower (Kennzo)
Cor: Vermelho
Comida: Lasanha
Flor: Rosas
Animal: Papagaio
Hobby: Ir ao cinema
Lugar que gostaria de conhecer: Arquipélago de Fernando de Noronha.
Fonte: MK Music

Deixe um comentário